Brincar ao ar livre tão importante para a saúde das crianças
Se fecharmos os olhos e andarmos para trás no tempo, muitos de nós vão certamente recordar momentos em que brincar ao ar livre era uma realidade muito presente.
Brincavamos na rua, fosse à porta de casa, na escola ou nas férias com os avós. Brincar na rua foi sempre sinónimo de liberdade, de felicidade e de aventura.
Hoje em dia, devido a inúmeros fatores, brincar ao ar livre para muitas crianças, deixou de ser uma constante.
No Mestre Cuco, as crianças a partir dos 3 anos têm disponíveis, no Cuco dos crescidos, três pátios, onde podem brincar livremente, correr e saltar.
Brincar ao ar livre é muito vantajoso ao nível do desenvolvimento não só físico mas também cognitivo e emocional das crianças. Brincar não é unicamente uma forma de divertimento, é também um meio das crianças expressarem os seus sentimentos e aprenderem.
No Mestre Cuco estimulamos as crianças a brincar, porque é através da brincadeira que a criança explora a realidade na qual está inserida, experimentando diferentes papéis sociais, por exemplo: o papel de mãe, pai, professora, médico, entre outros, quando brinca ao “faz-de-conta”.
No Mestre Cuco é muito comum ver as crianças a brincar nas casinhas e nas cozinhas que estão no exterior. Também gostam muito de brincar nos baloiços de molas e andar nos carrinhos e triciclos.
Brincar é fundamental para a socialização das crianças e nós temos isso muito presente no nosso dia-a-dia. Aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, é crucial para que desenvolvam a noção de respeito por si e pelo outro.
Os benefícios do brincar são inesgotáveis e no Mestre Cuco há tempo para tudo.